segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Como lidar com pessoas...

Para os dias de hoje: um café. O café esfria, fumaça dissipa e o vento muda de lado a qualquer hora, está em constante movimento. Assim acontece com algumas pessoas. São calorosas e passam a ser frias. Será que  não é a vida que as tornam assim?! Eu acredito que são as suas cicatrizes do mundo lá fora. Quando eu encontro alguém cabisbaixa, observo e tento entender e deixo ela falar. Pois, pessoas assim precisam de alguém que de atenção. Geralmente são depressivas e cansadas de viver. 

E falo dessas pessoas para tentarmos entender. Já que tenho uma vivência vasta na enfermagem. E como sou falante, acabei mudando um pouco minha índole. Deixo as pessoas falarem mais. Assim eu aprendo, faço a escuta e coloco meu parecer e tento animar pessoas deprê. Mostrando o mundo simples: a vida, plantas, animais etc... 

Parece tudo lindo e perfeito não eh?! Mas é não. É difícil, é plantando todo dia que se consegue. Eu tenho uma história e que no final deu certo. "Jovem casal, com renda precária e tinham perdido um filho, mas eles queriam outro filho. Bem, fui fazer uma visita domiciliar. Realmente era um casebre, ele tinha uma profissão de vendedor de picolé e ela não trabalhava. Quando sentei e comecei a conversar, ela não me olhava e nem falava comigo. Foi difícil. Fui outra vez e começou a olhar, conversamos pouco, orientei para eles não terem filhos, pois logo perderam um e eles eram jovens demais. Voltei para unidade pensativa. Num outro dia, ela apareceu lá e queria livros para ler. Passei vários para a mesma. Na outra semana trouxe e queria mais. Organizei alguns e emprestei. Conversamos e ela se soltou, disse que queria um trabalho e resolveram não ter filhos. Resolvemos fazer as injeções trimestrais, ela concordou. Falei pra ela: - você quer trabalhar? Ela disse: -sim. Prontamente liguei para uma indústria calçadista e ela começou a trabalhar. Então, o serviço da enfermagem não é só realizar curativos, mas sim como uma formiga, realizar trabalho de planejamento familiar. E deu certo! Veja, ela era calada e dei oportunidade aos poucos de confiança e ela conseguiu se abrir. Atendeu as orientações e viu que era bom para o casal.  

Por isso hoje presto mais a atenção no que dizer e de que forma me expressar. Pois, existe uma pessoa ao seu lado, querendo ser ouvida. Já a escuta é algo nobre, afinal Deus nos deu dois ouvidos e uma boca. Tenha cuidado com as flechadas de palavras, pois alguém pode se ferir. 

Claro, existem aquelas pessoas alto astral, com uma vibe incrível de só ficar perto a gente ama. Pessoas assim estão espalhas por todo lugar, assim como as depressivas. Então, tente realizar mais a escuta. Não seja afobada! Eu mudei muito com os golpes duros da vida! Aprendi e cresci como mulher. Sou solteira e feliz! É difícil me ver triste! Eu dizia que pessoas vazias me dão sono. Agora não, minha energia sobe e tento estender minha mão. 

Estamos próximos ao Natal.. A gente fica mais pensativo. Eu não, passei por um momento difícil da minha vida. To em pé e feliz. Vou passar o Natal com minha avó é aniversário com minha família na praia, lógico... Se Deus permitir! 

2 comentários:

  1. Que tenhamos força para lutar as batalhas da vida.

    Que tenhamos fé para vencer.

    Que tenhamos ânimo para jamais desistir.

    Que tenhamos esperança para que tudo dê certo.

    Que tenhamos Deus para estar a frente de tudo, e fazendo o melhor por nós.

    ResponderExcluir