terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O que é hipocondria?!

O que caracteriza a hipocondria são pensamentos intensos, desconfortáveis que invadem a mente e se intrometem no raciocínio normal com idéias de doença. A pessoa se imagina doente, percebe sinais que não existem, se identifica com sintomas descritos por outras pessoas e passam a considerar que também tem esta doença.


O hipocondríaco costuma ser extremamente auto-centrado, mantém a observação em si mesmo, com o foco constantemente avaliando suas próprias sensações corporais e diagnosticando doenças inexistente.


Livros e sites que descrevem doenças podem incrementar os sintomas, pois estas informação nutrem seu arsenal de argumentos para convencer, a si ou outras pessoas, de que realmente possui tal doença.


O hipocondríaco sofre com ansiedade e assim tende a aumentar cada sensação corporal normal a ponto de considerar que algo não vai bem. Por exemplo, ao subir uma escada qualquer pessoa pode perder um pouco o fôlego, mas o hipocondríaco poderá fazer deste momento uma “prova” de que tem problemas cardíacos.


O hipocondríaco costuma praticar a atenção seletiva. Por exemplo, ao assistir um programa da TV sobre dengue, passará a perceber cada mosquito que passa ao redor, verá listras brancas – características do mosquito da dengue – em todo mosquito, e qualquer sinal vermelho em sua pele, provocado por sua própria unha sem perceber talvez, será identificado como picada do mosquito da dengue.


Um grande prejuízo que o hipocondríaco pode causar a si mesmo é confundir os médicos e não ser diagnosticado corretamente quando de fato estiver doente, pois pode haver uma grande quantidade de visitas ao médico e realizações de exames desnecessários.



Fonte: Psicológicos em São Paulo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário